3. Mestre Zé-Baiano

José Joaquim de Andrade Filho- Mestre Zé Baiano

Fundador da Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi-ECARZ, fundada no ano de 1980, nascido em 08 de janeiro de 1947, em  Paripiranga, interior da Bahia, vindo para o Estado de São Paulo, em meados da década de 60.

Zé Baiano iniciou na Capoeira no ano de 1973, com o professor Lobão em São José dos Campos-SP, este, atuou como filho do artista Mazzaropi, nos filmes “O dia em que o Santo pecou” e “Jeca e seu filho preto”.

Em 1980, mestre Zé Baiano, se mudou para Caraguatatuba-SP, onde continuou sua trajetória, com a Capoeira.  Em 1982, abriu a Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi-ECARZ, iniciando o encontro anual, Vadiando entre amigos.

Em 1984, mestre Zé Baiano conheceu sua maior referência na Capoeira, Jose Gabriel Góes-  Mestre Gato Preto, de Santo Amaro da Purificação-BA.

Mestre Gato foi imortalizado nas páginas do livro do grande escritor, Jorge Amado, foi também premiado com o Berimbau de ouro, com passagem por vários países dentre eles: África, Europa e Coreia do Sul, onde deixou seus adeptos.

Em 27 de dezembro de 1986, Zé Baiano, foi formado Mestre, em Capoeira de Angola, por Mestre Gato preto, que ensinou seus conhecimentos culturais, a seu discípulo, como: puxada de rede, muculele, samba de roda, formação de bateria, ritmo, chamadas, toques de berimbau, confecções de instrumentos dentre outros.

Em 1996, Ze Baiano, foi homenageado com o título de cidadão Caraguatatubense, pelo reconhecimento de seu trabalho de Capoeira efetuado aos menores e menos favorecidos socialmente, na região de Caraguatatuba.

Hoje o Mestre Zé Baiano é conhecido nacional e internacionalmente. No Brasil ministrou aula na Paraíba, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Natal, Rio de Janeiro, Sul de Minas e São Paulo Capital.

Internacionalmente, teve passagem por diversos países: Portugal, Inglaterra, Finlândia, França e Alemanha.

Mestre Zé Baiano, hoje com 71 anos de idade, segue ministrando aulas e orientando, formou mestres: Mestre Siri - Finlândia, Mestre Shimamoto – Japão, no Brasil: Mestre Formiga - Rio de Janeiro, Mestre Jaime Sorocaba -SP, Professores: Largatixa- São José dos Campos, e em Caraguatatuba-SP, formou professores: Paulinho- Angolinha, Vandeilson-Jiló, Cesár - Cesinha, Allan- Alemão e Cintia- Laluxa.

Dentre centenas de certificados diplomas, homenagens de grupos organizados no Brasil e no exterior podem ser apontados: Academia de Capoeira Baiana- Capoeira de Angola professor Mestre Gato Preto; Federação Paulista de Capoeira- Capoeira de Angola Mestre Primeiro Grau; Encontro Internacional de Capoeira - Marselha, França; Sétimo encontro de Angoleiro Centro Cajueiro Bordoux, França; Capoeira Sol da Meia Noite 2016 And Fest Africca Festival - Tampere Finlândia;

Mestre Zé Baiano, também tem em seu curriculo homenagens, pela Preservação da Nossa Cultura;

Em 2016 recebeu “Declaração de intensões”, exarado pelo Ministério da Cultura e do país Finlândia que facilita, ao Mestre Zé Baiano, sua entrada naquele país para expor seus projetos, sendo representante do Brasil, naquele país.

Em 2017, a Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi-Ecarz, recebeu título de entidade de utilidade pública e no mesmo ano o mestre Zé Baiano, recebeu título de mérito cultural, pela Câmara Municipal de Caraguatatuba-SP, recebeu também, troféu “Abril para Angola”, evento realizado todo ano, no mês de abril, em diversas capitais do nosso país, para homenagear aquele que preserva a nossa cultura.