Plínio César Ferreira dos Santos começou a praticar capoeira, em 1979, nas ruas do Jaçanã, bairro onde morava em São Paulo, com um discípulo dos Mestres Caiçara e Silvestre, chamado Almir Vitório. Pouco depois conheceu Mestre Gato Preto, angoleiro de Santo Amaro da Purificação (BA), com quem aprendeu Capoeira no período de 1980 a 1983. Mestre Gato Preto voltou para Bahia, em 1984. De 1984 a 1989, Mestre Plínio participou do Grupo Cordão de Ouro, de Mestre Suassuna. Após este período, Mestre Plínio passou dois anos em Salvador trabalhando, onde teve a oportunidade de treinar durante três meses com o Mestre João Grande no Teatro Miguel Santana. De volta a São Paulo, Plínio encontrou Mestre Moa do Katendê, aluno de Mestre Bobó, que o incentivou junto com Mestre Jogo de Dentro, aluno de Mestre João Pequeno, a iniciar seu trabalho como professor. Assim, realizou atividades educativas e artísticas desde então dando aulas de Capoeira e percussão na FEBEM (1990-1992), no projeto “Turma Faz Arte”, na Fábrica dos Sonhos (1990-1993) e nos grupos de Somaterapia, de Roberto Freire (1993-1995). Neste momento, Mestre Plínio, conhecido como Professor Plínio, veio a ter um grupo coeso de alunos que apoiaram a fundação do grupo em 1993 e posteriormente, em 1997, da associação “Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô”, ocupando, num primeiro momento, um espaço independente situado à Rua da Consolação, em São Paulo.
Em 1998, Professor Plínio recebeu do Mestre Jogo de Dentro o certificado de Contra Mestre de Capoeira Angola e, em 2007, o título de Mestre de Capoeira Angola pelas mãos dos Mestre Jogo de Dentro e Mestre Virgílio de Ilhéus, no IV Encontro Internacional de Capoeira Angola, organizado pelo Grupo Semente do Jogo de Angola, do Mestre Jogo de Dentro, em Salvador (BA). Nesses anos de prática de Capoeira, Mestre Plínio ajudou a fundar a Associação da Capoeira Angola do Estado de São Paulo (ACASP) e também desenvolveu outras atividades educativas e artísticas em parceria com vários grupos de Capoeira Angola, de dança e de teatro em diferentes cidades brasileiras e em outros países. Entre esses merece destaque o trabalho desenvolvido no Centro Cultural Chico Science (2001 a 2003), no projeto “Parceiros do Futuro” pelo Governo do Estado de São Paulo (2001 a 2003), na creche Coração de Maria (2003), na Academia de Ballet (para os bailarinos do espetáculo) Ismael Ivo, pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2006) e no Grupo de Capoeira Alto Astral, em Lisboa, Portugal (abril de 2007).
Nos últimos anos Mestre Plínio intensificou seu trabalho, participando em eventos nacionais e internacionais de Capoeira Angola, em parceria com o grupo Semente do Jogo de Angola fundado pelo Mestre Jogo de Dentro e também com outros grupos e mestres residentes em diversos países. Coordenou palestras e workshops em encontros nacionais de Capoeira Angola em Curitiba, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Maranhão e Pernambuco e também em eventos internacionais de países como Itália, Japão, Portugal, Espanha, Canadá, Nova Zelândia, entre outros. Participou com ator, criador de trilha sonora e diretor musical da peça de teatro Quando as Pernas Fazem Miserê. Atuou também na gravação de CDs do CCAASS e fez participações em CDs gravados pelos Mestres Brasília, Joel, Limãozinho, Sílvio Acarajé, Moa do Katendê e Jogo de Dentro.
https://hortolandiatemangola.blogspot.com/2019/11/4-mestre-plinio.html