Mestre Jacaré

Salvador- 11/10/1967

Nascia Julio Cesar dos Santos –Vulgo

Aos dezesseis anos de idade quando estava morando no bairro do Barbalho em passeio ao largo do Santo Antônio, junto com meu primo Adailton visitamos a Academia do Mestre João Pequeno e logo senti o desejo de fazer parte daquele grupo pois desde pequeno sempre tive
vontade de treinar capoeira, depois de assistir aquele treino que o próprio Mestre ministrava na época, eu matriculei e naquele dia e ali começou a minha jornada, isso foi em 14 de agosto de 1984.

Ao começar a treinar a capoeira encontrei algumas dificuldades em minha vida, pois naquele tempo a capoeira ainda era marginalizada pela sociedade, minha mãe principalmente tinha a ideia de que só quem praticava era vagabundos e desocupados, ela por ser evangélica achava que os meus valores seriam corrompidos e então falei com o mestre João sobre o assunto, pois sabia que ele também frequentava uma igreja evangélica e então poderia falar com a minha mãe, e foi o que aconteceu.

Mestre João conversou com a minha mãe e ele disse: "Dona Erondina eu também faço parte de uma igreja e não vejo nenhum problema em ele praticar a capoeira, frequento a Universal do Reino de Deus e a capoeira é uma herança africana." A partir desse momento não tive mais impedimento em praticar a capoeira.

Quando cheguei na academia já encontrei os seguintes alunos. Barba Branca, Eletricista, Roque, Ratinho, Bernardo, Charles, foram bons tempos aqueles! Cheguei eufórico e em alguns momentos o mestre me chamava atenção ” puxa menino foi isso que eu te ensinei? ”

Aos três meses, houve o meu batismo nessa ocasião estavam presentes grandes nomes da época. Como Mestre Bom Cabrito, Mestre Canjiquinha, Mestre Curió, Mestre Paulo dos Anjos, Mestre Bráulio. Mestre Bobó, Mestre King Kong, Mestre João Grande entre outros inclusive o Mestre Papo Amarelo que me batizou, e ao realizar o jogo comigo ao encontrar dificuldades em me derrubar, sendo eu muito jovem e rápido e o mestre já de idade avançada, parou o jogo e então o Mestre João Pequeno lhe perguntou” Papo Amarelo qual o apelido do menino?

O mesmo respondeu cansado!!! TEIMOSO ” Inclusive esse fato está relatado no livro do mestre Bola 7.

Após isso continuei treinando na academia com o mestre e havia um aluno do mestre mais antigo do que eu, na época o aluno Roque, que tirava graça comigo por gozação me chamava de boca de Jacaré porque eu treinava com uma causa de karatê que tinha boca de sino.

E por força do habito o apelido pegou, passando assim a ficar apenas Jacaré.

Em 16 de Agosto de 1990, após 6 anos na academia, o mestre João pequeno me graduava Contramestre Jacaré, e 4 anos depois disso em 27 de Fevereiro de 1994, o mestre João pequeno formou sua primeira leva de mestres, formando naquela ocasião 5 de seus alunos, Mestre Barba Branca, Mestre Junior, Mestre Pé de Chumbo, Mestre Jogo de Dentro e Mestre Jacaré, naquela época os alunos Ciro, Eletricista e Roque não quiseram se formar por motivo pessoais, vindo mais tarde fazerem parte do hall de mestres.

Após um bom tempo, segui meu caminho, mas sempre mantendo a raiz da capoeira angola e entrando para a história como discípulo de mestre João Pequeno de Pastinha.